top of page

Psoríase

Você sabe o que é psoríase?

A psoríase é uma doença da pele, considerada hoje do padrão das doenças inflamatórias. E o que isso significa? Isso indica que é uma patologia em que o organismo do paciente produz muitas moléculas e marcadores de inflamação, que incitam células inflamatórias da corrente sanguínea para a pele. Ou seja, há um acúmulo de células e moléculas de inflamação na pele. Essa alteração difusa da pele faz com que ela responda, “como para se proteger”, causando aumento da sua espessura, através da proliferação da epiderme. Todo esse meio inflamado, juntamente com a proliferação da pele, se expressa clinicamente como as lesões de psoríase.

As lesões geralmente são vermelhas com descamação grosseira prateada. Elas podem ou não coçar e tipicamente envolvem cotovelos, joelhos e couro cabeludo. Além disso também pode se associar com alterações nas unhas, dores articulares e inchaço das juntas. Hoje em dia, considerado de grande importância, é o controle das doenças associadas, que são maiores nesses pacientes, como hipertensão, diabetes e sobrepeso.

Foi descrita pela primeira vez em 460 a.C por Hipócrates, porém só no século XIX que o austríaco Ferdinand Hebra a separou como uma entidade a parte. Ela é uma patologia que pode se apresentar em qualquer idade, porém normalmente os sintomas se iniciam em adultos jovens. A sua causa é desconhecida, mas sabemos que há certa predisposição genética. 

Como a psoríase é diagnosticada?

A psoríase geralmente é diagnosticada clinicamente na aparência e distribuição das placas. No entanto em caso de dúvidas, seu médico pode solicitar uma biópsia de pele.

A artrite pela psoríase geralmente é diagnosticada pelo reumatologista, mas o seu dermatologista pode suspeitar e saber a hora de te encaminhar.

Existe cura para a psoríase?

Até o presente momento não, mas existem diversos tratamentos altamente eficazes. Muitas vezes, conseguimos até um controle total das lesões.

Como é feito o tratamento da psoríase?

O tratamento da psoríase depende de cada caso individualmente. Ela pode ser tratada somente com cremes e pomadas aplicadas na superfície da pele em casos leves.

Mas para pessoas com lesões mais extensas e de difícil resposta aos cremes, existem opções de tratamento com luz (fototerapia), comprimidos e injetáveis. E como eu disse acima, é fundamental o controle das outras doenças: peso, pressão alta e diabetes.

ENTRE EM CONTATO

(11) 5579-9090  (11) 93014-0007

Clique AQUI e chame no WhatsApp

Melhor data para a consulta
bottom of page