top of page
  • Foto do escritorBruna Morassi

3 erros sobre hidratação da pele do recém nascido


Bebê recém-nascido: os erros mais comuns que fazemos ao cuidar da pele!!


1º assumir que recém-nascido precisa de hidratante! Até antes mesmo dele nascer, as mamãe e papais já foram na farmácia e compraram todos os cremes infantis! O quartinho do bebê já tem a prateleira de cremes, um de cada marca e cheiro. Mas, papais e mamães, a princípio, em crianças saudáveis, não há necessidade de hidratação. Você sabia que na idade de recém-nascido é quando o corpo humano apresenta maior porcentagem de água?! Se o bebê for saudável, sem doenças de pele, não passaremos hidratante na pele dele após o banho. Caso necessite, o ideal é procurar a avaliação de um dermatologista.




2º retirar essa camada branca que o nenê tem após o nascimento!! Essa camada é chamada de vernix caseoso, e é uma camada de proteção da pele do bebê. Ela é adquirida intra-útero e não é sinal de desidratação ou sujeira, e você não precisa retirar ela durante o banho. Ela ajuda o bebê a se proteger, manter sua hidratação e temperatura (o que é muito importante pois o bebê tem variações de temperatura mais facilmente). Com o tempo ela naturalmente será substituída, e não precisamos de pressa para removê-la.





3ª crença de que precisamos dar banho na banheirinha todo dia!! ERRADO. O banho tira a proteção da pele de qualquer pessoa, inclusive do bebê, e o recém nascido (tirando a área da fralda) não se suja muito. Se puder evitar banhá-lo na banheirinha todo dia é o ideal, e quando necessário dar banho com compressas de água úmida gentilmente. Sei que isso é difícil de fazermos no nosso país, mas não é um hábito saudável para a pele do bebê. Além disso, não precisamos esfregar a pele do bebê! Apenas lavar gentilmente com sabonete para peles sensíveis ou próprios.





Caso queira saber mais sobre a hidratação da pele do seu bebê, agende uma consulta em meu consultório. Clique Aqui

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page